Prevenção

Pioneirismo em Pelotas

Panvel Clinic chega como a primeira farmácia com licença para aplicar vacinas; Prevenção contra a gripe puxa a frente

Jô Folha -

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe atende apenas grupos específicos de risco e parte da população acaba buscando em clínicas particulares a prevenção contra o vírus. E é apostando nisso que a Panvel lançou o Panvel Clinic. E a primeira farmácia do Rio Grande do Sul a vender e já aplicar vacinas na loja está em Pelotas.

A unidade da rua Gonçalves Chaves, 2.920, teve duas de suas farmacêuticas qualificadas entre os 25 primeiros profissionais da área no país a poderem aplicar vacinas. O projeto foi inaugurado na segunda semana de abril e tem tido crescimento exponencial, segundo a subgerente e diretora-técnica Renata Bezerra, uma das profissionais habilitadas a vacinar.

Enquanto em clínicas particulares a vacina chega aos R$ 130,00, na Panvel Clinic a tetravalente contra a gripe custa R$ 72,00. Além disso, todos os outros tipos de vacina podem ser feitos na clínica. No restante do país, a rede também vai investindo no mesmo formato, já inaugurando projetos iguais em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Para Renata Bezerra, a Panvel Clinic muda a visão da cadeia de farmácias, apostando na saúde preventiva. "A gente não quer vender antigripal, quer vender a vacina para prevenir a gripe", comenta. A gerente da loja, Eloá Ávila, comemorou o fato de Pelotas ter sido a primeira cidade a receber este tipo de projeto. "É importante não só para a rede como para o município", definiu.

Nos primeiros dias de aplicação, Renata diz ter percebido a procura ser maior principalmente entre o público feminino de 30 a 50 anos de idade, mas também muitas crianças e idosos, justamente por procurarem a tetraviral (o SUS oferece a triviral). Enquanto vacinava-se para a gripe ao lado do marido César, Eloísa Nessy definiu o serviço como excelente, em especial pela ausência de filas. "Vale a pena o investimento", comentou.


Campanha de vacinação começa na próxima semana
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação começa no próximo dia 23, estendendo-se até 1° de julho. O Dia D para a vacinação será em 12 de maio, das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Urbana e também no Centro de Especialidades do município.

Em Pelotas são 54 os postos aplicando a vacina, segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Rita de Cássia Carvalho. Nove das UBS encontram-se na Zona Rural. Ela explica que por estas áreas atingirem a meta de 90% da população vacinada com maior facilidade, os profissionais deslocam-se para a Zona Urbana e reforçam as equipes.

A enfermeira conta que Pelotas não tem atingido frequentemente a meta de 90% do público-alvo imunizado durante a campanha e por isso apela para as pessoas utilizarem o serviço, em especial no Dia D, quando todas as unidades estarão trabalhando voltadas apenas a esta vacinação. "Quanto antes, melhor", comenta, destacando que ainda não esfriou e por isso o público pode proteger-se antes mesmo do frio chegar.

Alerta
Rita de Cássia esclarece que a vacina não causa gripe nem sintomas. Segundo ela, pessoas vacinadas apresentando sinais do vírus provavelmente já estavam infectadas antes de vacinar-se. "Reduz a mortalidade e a morbidade (infecção), não faz mal", alerta. Ela destaca, porém, que pessoas alérgicas à proteína do ovo ou com reação severa à vacina não deverão aplicar.

Público-alvo
- Indivíduos com 60 anos de idade ou mais
- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Professores das escolas públicas e privadas
(Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul)

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trabalhadores organizam mobilização nacional contra privatização da Eletrobras Anterior

Trabalhadores organizam mobilização nacional contra privatização da Eletrobras

Após polêmica, declarações de professora serão analisadas pela UFPel Próximo

Após polêmica, declarações de professora serão analisadas pela UFPel

Deixe seu comentário